Universidade Federal do Oeste do Pará
Centro de Formação Interdisciplinar
Programa de Pós-graduação
Em Sociedade, Ambiente e
Qualidade de Vida
PPGSAAQ: ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO, INOVAÇÃO EM FAVOR DA SOCIEDADE, DO AMBIENTE E DA QUALIDADE DE VIDA NA AMAZÔNIA
PERGUNTAS FREQUENTES
01 - O que significa PPSAQ?
​
Significa Programa de Pós-graduação Interdisciplinar Mestrado em Sociedade, Ambiente e Qualidade de Vida
​
02 - Como é o processo de ingresso no PPGSAQ?
​
O ingresso ocorre por meio de edital de processo seletivo publicado anualmente, que prevê 4 etapas:
-
Exame de Proficiência em uma Língua Estrangeira (inglês, espanhol ou francês),
-
Avaliação de conhecimentos em Sociedade, Ambiente e Qualidade de Vida;
-
Análise de Projeto e Entrevista
-
Análise de Currículo.
​
03 - Posso escrever sobre qualquer tema no Mestrado Sociedade Ambiente e Qualidade de Vida?
​
Não. O programa está concentrado na investigação da complexidade de dinâmicas entre sociedade e natureza, nos cenários epistemológicos de desenvolvimento sustentável que buscam subsidiar a relação humana com o ambiente natural e a sua transformação, visando integra dimensões sustentabilidade, conservação dos recursos naturais, saúde ambiental e a melhoria da qualidade de vida das populações humanas e gerações futuras. Por isso, para ser um acadêmico do Mestrado em Sociedade, Ambiente e Qualidade de Vida o candidato que escolherá entre temas que façam parte das duas linhas de pesquisa do PPGSAQ.
​
04 - Quais são as linhas de Pesquisa do PPGSAQ?
​
Linha 01: Políticas Públicas, Diversidade Cultural e Desenvolvimento Amazônico:
Realiza estudos e pesquisas interdisciplinares com ênfase nas realidades e diversidades amazônicas no que se refere: a) Investigações sobre políticas públicas e formas de organização social voltadas para o desenvolvimento regional; b) Análises das políticas públicas com ênfase em educação, saúde e meio ambiente, subjacentes ao planejamento, financiamento, avaliação e gestão de sistemas, bem como a formação de recursos humanos; c) Pesquisas sobre sistemas de conhecimentos, patrimonialidades de cultura e história, natureza, memória, território, sua relação com a educação ambiental e o desenvolvimento regional.
​
Linha 02: Biodiversidade, Saúde e Sustentabilidade
Realiza estudos e pesquisas interdisciplinares sobre estrutura, processos ecológicos e dinâmica dos ecossistemas naturais e/ou antropizados no que se refere: a) Investigações dos impactos das atividades humanas sobre biodiversidade, serviços ambientais, capacidade de resiliência dos ecossistemas e/ou saúde e sua relação com a qualidade de vida; b) Pesquisas da relação entre o conhecimento ambiental, questões de organização social e governância; c) Análises das interrelações entre comunidades e o meio natural através do uso/manejo sustentável dos recursos naturais do ponto de vista ecológico e socioeconômico.
05 - Quanto tempo dura o curso mestrado acadêmico em Sociedade, Ambiente e Qualidade de Vida?
​
Para a integralização e conclusão do curso, o mestrando deve fazer seu percurso acadêmico em no mínimo 18 meses e no máximo 24 meses.
​
06 - Sou de uma área diferente às áreas propostas nas linhas do PPGSAQ. Ainda assim posso fazer o curso?
​
Sim. Esta prática é comum em ambientes de pós-graduação. Muito dessa decisão depende da linha de pesquisa que o candidato pretende desenvolver em sua dissertação (mestrado), que é o ambiente delimitador de seu escopo de pesquisa e do desenvolvimento de sua dissertação.
​
07 - Com o Mestrado em Sociedade, Ambiente e Qualidade de vida, em que áreas eu posso atuar?
​
Embora os cursos de pós-graduação qualifiquem o profissional, atualizando-o e dotando-o de autonomia acadêmica sobre pesquisa, o que determina a área de atuação do profissional é a graduação. A pós-graduação não autorizará você a exercer funções que dependam de habilitação por meio da graduação.
​
08 - Quando é feita a seleção de candidatos?
​
A seleção é feita uma vez por ano, no primeiro semestre. Não há data fixa para o processo seletivo.
​
09 - Como é feita a seleção de candidatos?
​
A seleção dos candidatos é feita pela Comissão Coordenadora do PPGSAQ. O processo seletivo ocorre com base em critérios estabelecidos pela Comissão Coordenadora, aprovados pelo colegiado e divulgado mediante edital, na página do Programa no site da UFOPA, http://posgraduacao.ufopa.edu.br/ppgsaq e em nossa web do Programa http://ppgsaq.wixsite.com/ppgsaq
​
10 - Quantos candidatos são selecionados anualmente?
​
Em princípio o número de vagas aprovado pela Capes é de 25, podendo o programa preencher até esse quantitativo. O quantitativo pode ser acima, somente em casos excepcionais.
11 - Posso me inscrever para a seleção em um semestre e, se aprovado, iniciar o curso somente no semestre seguinte?
​
Não, o candidato é selecionado apenas para o período para o qual se inscreveu e para o qual o Edital fora lançado.
​
12 - Estou cursando o último semestre da graduação, posso me inscrever sem o diploma?
​
Sim, mas o candidato deve apresentar, no ato da inscrição, documentos que comprovem que concluirá seu curso de graduação antes do período de matrícula de início do curso de pós-graduação. Caso o candidato seja selecionado e não conclua seu curso até a data da matrícula para início da pós-graduação, perderá a vaga.
​
13 - Preciso ter um orientador previamente definido antes do início do processo seletivo?
​
O edital normatiza as indicações. Geralmente o candidato indica o orientador de sua preferência. Neste sentido, o candidato irá concorrer às vagas disponíveis para o orientador. Por exemplo, Professor A oferece duas vagas. Professor B oferece duas vagas. Se você selecionar o Professor A, no ato da inscrição, você concorrerá apenas a uma das duas vagas disponíveis pelo orientador proponente.
​
14 - No caso de candidato estrangeiro, como é feita a inscrição e como se dá o processo seletivo?
​
Esta informação deverá ser obtida diretamente no edital de seleção.
​
15 - Onde encontro o Edital de Seleção de Candidatos do PPGSAQ?
​
O edital de seleção de candidatos ao PPGSAQ encontra-se na página web da Pós-Graduação da Ufopa: http:// http://posgraduacao.ufopa.edu.br/ppgsaq e no site do programa: http://ppgsaq.wix.com/ppgsaq
​
16 - Onde faço a inscrição?
​
A partir da publicação do edital, a inscrição deve se feita EXCLUSIVAMENTE via ELETRONICA, no site da UFOPA, na página http://posgraduacao.ufopa.edu.br/ppgsaq
​
17 - Os candidatos precisam realizar alguma prova de línguas?
​
Sim. O exame de proficiência é obrigatório e de caráter eliminatório. As línguas exigidas no exame são o inglês ou espanhol, conforme opção do candidato. Candidatos que tenham comprovação de exame de proficiência ou equivalência realizado nos últimos dois anos podem pedir dispensa dessa fase.
​
18 - Há indicação de bibliografia específica para os candidatos estudarem para as provas de conhecimento?
Sim. A bibliografia básica indicada para as provas de conhecimento em Sociedade Ambiente e Qualidade de Vida é divulgada no edital de processo seletivo. Em geral são exigidos estudos de seis textos referenciais a partir dos quais a avaliação é realizada.
​
19 - Há provas disponíveis de processos seletivos anteriores para consulta pelos candidatos?
​
Não há provas disponíveis para distribuição aos candidatos. A cada processo seletivo a prova é elaborada por professores orientadores do Programa.
​
20 - Cursei disciplinas em um Programa de Mestrado de outra instituição, mas não o concluí, pois não defendi a dissertação. No caso de ser selecionado para o PPGSAQ, posso aproveitar as disciplinas cursadas?
​
É possível o aproveitamento de créditos de disciplinas cursadas em outra instituição ou em outro programa da Ufopa, desde que compatíveis com os conteúdos de disciplinas do PPGSAQ. Há limites e regras específicas para o aproveitamento desses créditos, de acordo com o Regimento de Pós-Graduação do PPGSAQ. A solicitação de aproveitamento de créditos deve ser feita pelo candidato aprovado, ocasião em que deve apresentar o histórico escolar e os programas analíticos das disciplinas cursadas que deseja o aproveitamento. Os documentos serão analisados por professores do PPGSAQ responsáveis pelas respectivas disciplinas para a avaliação da equivalência ou a pertinência de conteúdos.
​
21 - Posso fazer todas as disciplinas (obrigatórias e optativas) do Programa como aluno especial (não-vinculado) e realizar inscrição apenas quando já tiver escrevendo minha dissertação?
​
Não, pois, para escrever a dissertação, o estudante precisa ter a orientação regular de um professor do programa que só é indicado para os candidatos aprovados no Programa. Por outro lado, o Regimento do PPGSAQ só permite ao estudante não-vinculado matricular-se em, no máximo, 2 (dois) períodos letivos em até 2 (duas) disciplinas por período regular. Só poderão ser aproveitados 8 créditos em disciplinas cursadas como estudante não vinculado ou especial. Ressalta-se, também, que o simples fato de cursar disciplinas como estudante não-vinculado não garante aprovação automática no processo seletivo. O estudante não-vinculado concorre em igualdade de condições com os demais candidatos inscritos no processo seletivo.
​
22 - Quantas bolsas o curso dispõe para distribuir aos candidatos aprovados?
​
Não se pode responder a esta pergunta de forma precisa porque o número de bolsas que o PPGSAQ recebe anualmente depende das políticas das agências de fomento à Pós-Graduação (CAPES, CNPq e FAPESPA). Os recursos dessas agências dependem dos orçamentos do Governo Federal (CAPES e CNPq) e estadual (FAPESPA) e podem variar de ano para ano. Geralmente, só se dispõe de informações específicas sobre o número de bolsas no início do período letivo. Entretanto, deixa-se claro que, qualquer que seja a situação (com números de bolsas suficientes ou não), a Comissão Coordenadora não garante, antecipadamente, bolsas para candidato aprovado.
​
23 - Há critérios para distribuição das bolsas disponíveis aos candidatos aprovados?
​
Sim. Para os candidatos aprovados para cursar o mestrado, o critério para distribuição das bolsas disponíveis se dá pela ordem de classificação e mérito acadêmico dos candidatos na seleção, e em acordo com resoluções das agências de fomento, da Ufopa, e o regimento interno do PPGSAQ
​
24 - Se não receber bolsa logo no início do curso, posso vir a recebê-la posteriormente?
​
As bolsas são distribuídas conforme edital, respeitando sempre as normas e políticas de fomentos das agências para a pós-graduação.
​
25 - Posso fazer o curso sem bolsas?
​
Sim. O Programa aceita alunos sem bolsa. A bolsa é um incentivo à produção. Infelizmente não é possível fornecer bolsa a todos os alunos do programa.
​
26 - Como faço para indicar um orientador?
​
Antes de indicar o orientador, esteja seguro que sua temática é de fato do interesse dele e do programa, que ele é um especialista neste campo, que tem produção científica no tema. Para descobrir isto você deve consultar o currículo do possível orientador na plataforma lattes: http://lattes.cnpq.br/
​
27 - Se eu tenho um bom projeto, identifico e indico um orientador especialista do PPGSAQ durante o processo seletivo, eu tenho garantia que vou ser selecionado?
​
Não. O fato de ter um bom projeto não dispensa o candidato da obrigação de participar de todo o processo seletivo, respeitando-se as normas de cada edital, e ser classificado dentro das 25 vagas ofertadas.
​
28 - Sou de outro estado e gostaria de fazer a prova de conhecimento fora de Santarém, na minha cidade, isto é possível? Sou de outro estado e gostaria de fazer a prova de conhecimento fora de Santarém, na minha cidade, isto é possível?
​
Sim. As provas são obrigatoriamente e realizadas de forma presencial [exceção durante o período de pandemia] na sede da Ufopa, em Santarém, no oeste paraense, ou em qualquer universidade desde que o candidato solicite em alguma universidade, a aplicação da prova. Neste sentido, o candidato deverá solicitar ao programa o contato da universidade proposta, para que os trâmites legais sejam feitos.
​
29 - Qual o horário de aulas do mestrado?
​
As aulas do mestrado são em período integral, ministradas no período matutino e vespertino e excepcionalmente no período noturno, conjugadas com atividades de pesquisa e extensão que exigem grande parcela de dedicação do aluno em curso. Em geral, os professores ofertam as disciplinas de maneira blocada.
​
30 - É permitido o trancamento de matrícula no mestrado?
​
É permitido ao discente, mediante processo devidamente justificado, o trancamento da matrícula no curso pelo período máximo de um semestre.