top of page
Conheça mais

Historico do Programa

 

A proposta de mestrado em Sociedade, Ambiente e Qualidade de Vida (PPGSAQ) foi uma iniciativa de docentes do Centro de Formação Interdisciplinar (CFI) da Universidade Federal do Oeste do Para (Ufopa) submetida a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) em 2015. A aprovação da proposta de mestrado acadêmico foi divulgada em 25/04/2016.

​

A equipe original do programa é diversificada e abrangente, envolvendo docentes com formação variada (Administração; Agronomia; Ciências Biológicas; Comunicação Social/Jornalismo; Engenharia Florestal; Farmácia e Bioquímica, Análises Clínicas e Toxicológica; História; Matemática; Medicina Veterinária; Pedagogia; Psicologia; Química Industrial e Teologia). Do ponto de vista da Pós-graduação e produção acadêmica, o corpo docente também apresenta rica diversidade (Agricultura Tropical; Botânica; Ciências; Ciências Agrárias; Ciências Ambientais; Ecologia; Educação; Educação Escolar; Epistemologia do Romance; Medicina Veterinária; Oceanografia; Psicobiologia; Psicologia; Sociologia; Toxicologia e Zoologia). Tal configuração mostra, conforme avaliação da Capes, “forte potencial para formação e produção interdisciplinar, evidenciada especialmente a partir dos textos ja produzidos pelos docentes nos quais buscam aproximações e interfaces entre campos de saber distintos”.


O Programa de mestrado acadêmico em Sociedade, Ambiente e Qualidade de Vida (PPGSAQ) apresenta-se como um curso que visa apoiar o desenvolvimento nas regiões de abrangência da UFOPA no oeste do Pará, bem como outras regiões amazônicas, dado que a implementação/ampliação de grandes obras na Amazônia relacionadas com a infraestrutura de transporte e energia tem sido marcada por fortes impactos ambientais e sociais, alguns capazes de fomentar consequências irreversíveis à região. A relevância e o impacto da formação de profissionais mestres em Sociedade, Ambiente e Qualidade de Vida se fundamentam no contexto da histórica e crescente degradação dos sistemas ambientais e os consequentes potenciais prejuízos à qualidade de vida humana.

foto: KATERRE

Fonte:Katerre

O escopo central das linhas de pesquisa deste programa é baseado na sustentabilidade, que tem como essência a adequação da gestão promotora da interação ambiental e humana, com ênfase nos fatores que envolvem riscos aos sistemas ambientais, em especial aqueles que dão suporte à vida. Obras como rodovias, hidrovias, hidrelétricas, portos, indústrias e empresas mineradoras; atividades como pecuárias extensivas e agrícolas de monocultura (e.g. plantio de soja) e desmatamento para plantio de gramíneas têm configurado e atribuído novas funções e formas de organização nas regiões de abrangência da UFOPA. Essas mudanças tem demandado a presença de um contingente intelectual habilitado, consolidado e atuante para o acompanhamento da atual agenda de projetos estruturantes previstos para a Amazônia. Os elementos de cultura dos diversos grupos étnico-sociais, tais como os indígenas, os quilombolas e as comunidades ribeirinhas; e preocupações com a saúde ambiental, atenção básica à saúde e promoção da qualidade de vida e do bem-estar social dos grupos locais são exemplos de aspectos comumente negligenciados ou considerados pouco importantes diante de outros indicadores, principalmente os de impacto econômico.

A análise de sistemas complexos ultrapassa competências disciplinares que somente podem explicar um ou outro de seus determinantes, e leva à construção de objetos de estudo complexos ou híbridos, situados nas interfaces dos sistemas sociais e dos sistemas naturais. A construção de tais objetos subentende a identificação e a resolução de problemas por meio da articulação das diferentes áreas disciplinares. Desse modo, a interdisciplinaridade aqui entendida implica numa relativização do campo de conhecimento disciplinar. Nos dias de hoje, é sabido que o acervo e o formato científico-tecnológico montado apenas em bases disciplinares perdem sua força quando se trata de equacionar problemas complexos e atuais. Situações como poluição, degradação do meio ambiente e da saúde humana, desenvolvimento regional sem base sustentável são alguns dos problemas que demandam uma intervenção investigativa interdisciplinar. Nesse contexto, o PPGSAQ visa contribuir na promoção e constante revitalização do debate sobre o desenvolvimento sustentável e sua agenda para o século XXI, na Amazônia, em particular na região Oeste do Pará.

 

Com base nas assimetrias regionais identificadas, principalmente em localidades fora dos grandes centros onde são melhores as oportunidades de qualificação acadêmica, o PPGSAQ torna-se viável e relevante para o plano de desenvolvimento da UFOPA, gerando impactos efetivos e consistentes na formação de profissionais capazes de articular ideias, conceitos e fatos; e nortear o desenvolvimento sustentável na Amazônia. Além disso, o PPGSAQ está em sintonia com o projeto institucional da UFOPA, cumprindo a missão de socializar e produzir conhecimentos, contribuindo para a cidadania, inovação e desenvolvimento na Amazônia; e visando ser referência na formação interdisciplinar para integrar sociedade, natureza e desenvolvimento.

 

A questão da interdisciplinaridade, em particular, está intimamente ligada à problemática da intervenção educativa que nos convida a questionar a prática profissional dentro de uma perspectiva multirreferencial. A formação profissional na perspectiva do PPGSAQ, baseada na interdisciplinaridade, se apoia na indispensável sinergia entre teoria e prática (práxis) como um vetor de inovação, dado que os desafios apresentados ao mundo nos tempos atuais, para serem enfrentados, exigem olhares capazes de superar o fragmentado status científico da modernidade, provocando novos enfoques epistemológicos refratários à rigidez de verdades apresentadas como absolutas. Assim sendo, o modo de agir do professor/pesquisador interdisciplinar está em coerência com seu modo de ser, que exercita a humildade em estar permanentemente aprendendo ao ensinar, ousando uma atitude de aprendente e ensinante. Desta forma, mais do que a transmissão de conhecimento, abre-se por meio deste Programa de Pós-Graduação, um campo de superação do paradigma disciplinar para a criação de projetos/ações prospectivas de interesse socioambiental e cultural, com investigações de políticas de desenvolvimento regional sustentável. Sendo assim, consideramos de extrema relevância acadêmica e social o curso de Mestrado em Sociedade, Ambiente e Qualidade de Vida, gerido e institucionalizado pelo CFI, no sentido de oportunizar a compreensão das dinâmicas das interrelações sociedade-natureza e a qualidade de vida.

​

Adicionado a esse contexto está também a implementação de ações internacionais promovidos pelo PPGSAQ, para fortalecer relações institucionais diversas, Universidade de Los Andes (Venezuela), Universidade de Aveiro (UA-Portugal), Universidade do Algarve (UAlg-Portugal), Universidade Aberta (UAb), Université du Nantes (França), Kenyatta University (Quênia), Université du Québec à Montréal, entre outras, possibilitando a docentes e discentes a expertise necessária à promoção dos conhecimentos desenvolvidos e adquiridos no âmbito do Programa e se fazem plausíveis de ascensão no cenário internacional das referências acadêmicas, e assim contribuir com diálogos promissores com instituições internacionais e pesquisadores de referência estratégica global.

 

O PPGSAQ também tem desenvolvido cenários de desenvolvimento de sua estrutura para alcançar excelência, considerando a constituição de estratégias com indicadores e metas; com a formatação de um sistema de gestão estratégica. Isso tem sido implementado e ensejamos possibilitar no acompanhamento de resultados a melhoria de ferramentas de comunicação e divulgação do programa, e uma ferramenta de autoavaliação que seja aplicável, a partir dos cenários enviesados dentro dos parâmetros do Plano de Desenvolvimento Institucional e Estratégico da Ufopa.

bottom of page