top of page
slideB.jpg

PROJETOS DE PESQUISA

Os projetos de pesquisa coordenados ou em que os docentes do PPGSAQ juntamente com os discentes do programa e alunos da graduação estão atuando, no presente momento, organizados na forma de projeto, resumo, Objetivos do Desenvolvimento Sustentável Agenda 2030/ONU, são os seguintes:

 

PROJETO 01: Agroecologia e Educação Ambiental: percepção dos atores sociais de escolas públicas em Santarém-PA.

RESUMO: Lançar mão de conhecimentos da Agroecologia para propor alternativas que possam contribuir com a educação ambiental em escolas de ensino fundamental e médio da rede pública no município de Santarém, estado do Pará, com o objetivo de conhecer e trabalhar a percepção de professores e estudantes acerca de hortas e temáticas de segurança alimentar, nutrição e qualidade de vida.

ODS 2030/ONU: 1, 2, 3, 4, 5, 12, 13, 16

 

PROJETO 02: Análise da vulnerabilidade intrínseca das águas subterrâneas à contaminação no Oeste do Pará

RESUMO: Analisar vulnerabilidade intrínseca à contaminação das águas subterrâneas no município de Santarém e região oeste do Pará, a fim de apoiar o planejamento de programas em escalas locais e regionais, que visem a proteção das águas subterrâneas, especialmente nos bairros da sede urbana de Santarém, com população estimada de 300 mil habitantes e o uso preponderantemente de águas subterrâneas.

ODS 2030/ONU: 6, 12, 13, 14

 

PROJETO 03: Avaliação Comportamental de Peixes da Região do Município de Santarém (Pará) Expostos a Pesticidas

RESUMO: Avaliar a toxicidade aguda e sub-crônica de pesticidas empregados em lavouras temporárias na Região Oeste do Pará, utilizando peixes nativos da região como animal modelo.

ODS 2030/ONU: 3, 6, 12, 13, 14

 

PROJETO 04: Avaliações das Atividades Farmacológicas de Produtos Naturais da Região Amazônica

RESUMO: Avaliar atividade farmacológica e toxicológica de produtos naturais da região Amazônica em testes in vivo, usando diferentes modelos experimentais, como atividade anti-inflamatória, antinociceptiva, ansiolítica, antidepressiva, anticonvulsivante, e pró-cinética; avaliar ação destes produtos em modelos in vitro, em cultura de células, avaliando diferentes indicadores bioquímicos, moleculares e celulares; avaliar potenciais ações farmacológicas de produtos naturais obtidos de fungos endofíticos extraídos de plantas da região amazônica.

ODS 2030/ONU:  2, 3, 8, 12

 

PROJETO 05: Biodiversidade, hidrologia e qualidade das águas de igarapés da cidade de Santarém, PA

RESUMO: Avaliar a qualidade das águas dos igarapés da área urbana de Santarém-PA pela análise de variáveis ambientais (cobertura vegetal) físicas (vazão, declividade, temperatura entre outras), químicas (pH, condutividade elétrica, oxigênio dissolvido, turbidez, nitrogênio e fósforo) e, especialmente variáveis biológicas e ecológicas (coliformes termotolerantes, algas, macroinvertebrados aquáticos, Odonata).

ODS 2030/ONU:  2, 3, 6, 13, 14

 

PROJETO 06: Biodiversidade e promoção da saúde na qualidade de vida e no desenvolvimento socioeconômico na Amazônia

RESUMO: A biodiversidade possibilita que o ser humano se adapte a mudanças em decorrência das atividades por ele desenvolvidas no ambiente físico e espaços sociais, sendo possível lançar mão de recursos já usuais ou de novos que possam atender às demandas e necessidades relacionadas com alimentação, agricultura e medicina, entre outras. O uso da biodiversidade contribui fortemente com o desenvolvimento da região e do país. Considerando o atual contexto em que a sociedade se encontra devido à pandemia provocada pelo Coronavírus SARS-Cov 2, estudos sobre a biodiversidade na região amazônica são importantes, por ser este um território vulnerável tanto a este vírus, como a outras doenças, antigas e emergentes, devido às dimensões e distâncias territoriais que influenciam no intenso fluxo entre as localidades rurais e as sedes municipais, além disso, a infraestrutura de saúde básica e saneamento da região é bastante deficiente. Neste sentido, pesquisas sobre o uso sustentável da biodiversidade, da melhoria da qualidade de vida da sociedade e do ambiente em que ela vive são fundamentais para a conservação ambiental deste bioma. Neste projeto, a UFOPA intenta a cooperação interdisciplinar entre o Programa Pós-Graduação Sociedade, Ambiente e Qualidade de Vida (PPGSAQ), o Programa Pós-Graduação em Sociedade, Natureza e Desenvolvimento (PPGSND), o Programa de Pós-Graduação em Biociências (PPGBIOC) e Programa de Pós-Graduação em Rede Bionorte. Propõe investigar uso sustentável da biodiversidade para a melhoria da qualidade de vida da sociedade e o impactos das atividades humanas sobre biodiversidade, serviços ambientais, capacidade de resiliência dos ecossistemas e/ou saúde do ambiente, do ser humano e dos animais, e sua relação com a qualidade de vida; investigações da relação entre o conhecimento ambiental, análises das interrelações entre comunidades e o meio natural através do uso/manejo sustentável dos recursos naturais do ponto de vista ecológico e socioeconômico; estudos ecotoxicológicos, verificação de efeitos de resíduos (sólidos e líquidos) no ambiente e nos animais, como forma de monitoramento ambiental e o impacto na saúde humana.

ODS 2030/ONU: 3, 5, 6, 14, 15

 

PROJETO 07: Brincadeira, bem-estar subjetivo e qualidade de vida de crianças vivendo em diferentes contextos de desenvolvimento no município de Santarém, Pará

RESUMO: Avaliar as relações entre a brincadeira e o bem estar subjetivo e a qualidade de vida de crianças moradoras de comunidades quilombolas, de comunidades urbanas e crianças em situação de institucionalização.

ODS 2030/ONU: 3, 4, 12, 16

  

PROJETO 08: Características Socioeconômicas e de Saúde de Trabalhadores em Carvoarias no município de Santarém

RESUMO: Diagnosticar e quantificar os impactos socioeconômicos e na saúde que influenciam na qualidade de vida dos trabalhadores em carvoarias no Município de Santarém, no Estado do Pará.

ODS 2030/ONU: 1, 2, 3, 8, 9, 12, 16

 

PROJETO 09: Caracterização tecnológica de rejeitos de MN da atual Barragem do Azul (Província Mineral de Carajás, Pará) e sua avaliação como material de partida para síntese de peneiras moleculares

RESUMO: Fazer a síntese hidrotermal de peneiras moleculares com controle das aberturas dos túneis a partir de amostras de Mn da bacia de rejeitos do Kalunga (Província Mineral de Carajás, Pará), após estudos de caracterização e subsequente modificação.

ODS 2030/ONU: 3, 6, 9 13

 

PROJETO 10: Comportamento e o Bem-estar animal

RESUMO: Validar múltiplos elementos como: os mecanismos que determinam os padrões de comportamento dos animais e os elementos que determinam o grau de bem estar dos animais criados na região oeste do Pará; mapear condições a que os animais são submetidos nas funções de produção, trabalho, exposição e convivência e suas repostas comportamentais ao meio ambiente ao qual são submetidos.

ODS 2030/ONU: 3, 15

 

PROJETO 11: Crianças e Adolescentes em Contexto de Institucionalização: múltiplos aspectos do desenvolvimento na infância e adolescência abrigada: objetiva avaliar questões desenvolvimentais de crianças e adolescentes acolhidos institucionalmente. Participam 2 alunos de mestrado e 3 alunos da graduação da UFOPA.

RESUMO: Averiguar os diversos aspectos presentes na vida institucional de crianças, adolescentes e cuidadores, e dar voz a elas que estão envolvidas nesse microssistema desenvolvimental, em Santarém, Pará.

ODS 2030/ONU: 3, 4, 12, 16

PROJETO 12: Crianças, Infâncias e Natureza: relações entre desenvolvimento humano e o meio natural em contextos de cidade, floresta, rio e mar – projeto de pesquisa interinstitucional entre a UFOPA e a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), coordenado pelos docentes do PPGSAQ, Jaílson Novais e Iani Lauer-Leite. Atualmente, conta com a participação de duas mestrandas do Programa, bem como discentes de graduação em ambas as instituições, incluindo uma bolsista de IC na UFSB.

RESUMO: Pesquisa interinstitucional entre a UFOPA e a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), que tem por objetivo realizar processos de investigação sobre Crianças, infâncias e natureza, no sentido de compreender as relações entre o desenvolvimento humano e o meio natural no contexto de cidades, florestas, rio e mar.

ODS 2030/ONU: 3, 4

 

PROJETO 13: Cultura e Saúde Coletiva: Hábitos Culturais

RESUMO: Empoderamento da saúde coletiva a partir da percepção e reeducação dos hábitos culturais, promoção da melhoria da qualidade da saúde coletiva. de moradores de comunidades da região do Baixo Amazonas, nas cidades de Óbidos e Santarém, por meio de investigação da higiene da coletividade e suas implicações à saúde.

ODS 2030/ONU: 1, 3, 4, 11, 12

 

PROJETO 14: Descrição e análise das percepções das unidades territoriais de manejo por camponeses de comunidades em Belterra/PA

RESUMO: Investigar a percepção e a forma de organização espacial de comunidades que possuem agricultores camponesas no município de Belterra, estado do Pará, a partir da memória oral, da história de ocupação e domínio territorial dessas comunidades, para verificar-se a organização espacial dessas comunidades e identificar os elementos que resultam na influência da percepção e construção desses espaços.

ODS 2030/ONU: 1, 2, 8, 12, 13, 15

 

PROJETO 15: Determinantes da distribuição da diversidade na Amazônia Paraense

RESUMO: Pesquisar as florestas de Terra-Firme, componentes importantes dos sistemas amazônicos, as causas para a grande variedade de espécies e os processos envolvidos na distribuição das mesmas na variação ambiental e distância geográfica.

ODS 2030/ONU: 2, 9, 12, 15

 

PROJETO 16: Educação Ambiental (PPEA)

RESUMO: Desenvolver pesquisas em ambientes formais e não-formais, com ênfase em educação ambiental, na região do oeste paraense.

ODS 2030/ONU: 2, 3, 4

 

PROJETO 17: Estudo dos anfisbênios amazônicos, como base ao estudo filogenético dos anfisbenídeos americanos (Amphisbaenia: Amphisbaenidae)

RESUMO: Produzir informações sobre a diversidade de anfisbênios ocorrentes na Amazônia brasileira, a partir de investigação detalhada de espécimes depositados nas principais coleções científicas nacionais.

ODS 2030/ONU: 6, 14

 

PROJETO 18: Estudos arqueométricos e tecnológicos de artefatos cerâmicos de ocupações pré-históricas no estuário do nordeste paraense, Amazônia (Brasil).

RESUMO: Pesquisar a síntese hidrotermal de peneiras moleculares com controle das aberturas dos túneis a partir de amostras de Mn da bacia de rejeitos do Kalunga (Província Mineral de Carajás, Pará), após estudos de caracterização e subsequente modificação.

ODS 2030/ONU: 13, 15

 

PROJETO 19: Estudos integrados em Palinologia e Meliponicultura associados a serviços ecossistêmicos no Sul da Bahia

RESUMO: Integrar estudos em Palinologia e Meliponicultura no Sul da Bahia, como forma de valorizar a criação de abelhas nativas, atividade sustentável e que auxilia na conservação dos polinizadores nativos e, consequentemente, dos serviços ecossistêmicos que eles realizam.

ODS 2030/ONU: 1, 2, 13, 14

 

PROJETO 20: Etnozoologia e socioeconomia dos recursos faunísticos da Amazônia

RESUMO: Investigação, em uma visão multidisciplinar, das diversas formas de interação (saberes, concepções e práticas) dos seres humanos com os animais. Interpretar as relações existentes entre população e seu ambiente, integrados no contexto sociocultural e ambiental relacionados ao uso de recursos faunísticos. Estudar a utilização de animais silvestres na Amazônia: animais como recursos terapêuticos e alimentares, principais animais consumidos, forma de abate, comercialização, mercado consumidor, relacionar atividades cinegéticas, etnobiologia, etnomanejo de ecossistemas por populações tradicionais e etnoconservação da biodiversidade, consequências da inferência humana sobre os recursos naturais. Estudo dos impactos causados pelas modificações ambientais de origem natural ou antrópica na fauna. Fatores ambientais e socioeconômicos na (re)emergência de patógenos e impactos à saúde animal e humana.

ODS 2030/ONU: 1, 2, 8, 12, 13

 

PROJETO 21: Gestão social das águas

RESUMO: Compreender as dinâmicas políticas do conflito existente entre os ribeirinhos da FLONA Tapajós e Reserva Extrativista do Tapajós-Arapiuns, a entrada de barcos pesqueiros nos territórios aquáticos da região e os mecanismos de gestão política e proteção dos recursos pesqueiros na área mencionada.

ODS 2030/ONU: 6, 13, 14

 

PROJETO 22: Influência dos diferentes tipos de uso do solo sobre a Biodiversidade na Amazônia Oriental

RESUMO: Mensurar o efeito dos diferentes tipos de usos de solo sobre as comunidades aquáticas e sobre a complexidade ambiental desses ecossistemas, principalmente através do uso de índices multimétricos.

ODS 2030/ONU: 2, 6, 9 13, 14, 15

 

PROJETO 23: Caracterização tecnológica de rejeitos de minério da atual Barragem do Azul (Província Mineral de Carajás, Pará) e sua avaliação como material de partida para síntese de peneiras moleculares.

RESUMO: Pesquisa de caracterização tecnológica de rejeitos de Minério da atual Barragem do Azul (Província Mineral de Carajás, Pará) e sua avaliação como material de partida para síntese de peneiras moleculares.

ODS 2030/ONU: 2, 6, 9, 13, 14, 15

 

PROJETO 24: Mapeamento do Patrimônio Histórico-Cultural e Memória Viva de Óbidos e Circuito Cultural

RESUMO: Mapear diversas formas de manifestação cultural das comunidades do Município de Óbidos e a construção do Quadro Formativo e Informativo do Patrimônio Histórico-Cultural e Memória Viva de Óbidos. Ele tem a finalidade de fortalecer as culturas, memórias e identidades amazônidas. As ações de pesquisa estão focadas na questão patrimonial, visando elaborar, organizar e difundir o mapa da cultura amazônida obidense a partir de estudos e práticas culturais; da análise de documentos e inventários da memória histórica e arquitetonica amazônida.

ODS 2030/ONU: 4, 8, 9, 12, 16

 

PROJETO 25: Méis do Sul da Bahia: palinoespectros indicativos de origem botânica e geográfica

RESUMO: Determinar os espectros polínicos de méis procedentes da mesorregião do Sul Baiano e, com isso, indicar a origem botânica desse produto, bem como apontar possíveis tipos polínicos que atuam como marcadores geográficos regionais. Com isso, espera-se subsidiar ações que dependam do conhecimento da flora disponível às abelhas para ampliar a atividade apícola e meliponícola mesorregional e, consequentemente, incrementar a produção de mel e geração de renda no Sul da Bahia.

ODS 2030/ONU: 1, 2, 3, 8, 14

 

PROJETO 26: Monitoramento biológico de lagos de inundação do Baixo Tapajós e Baixo Trombetas – PA

RESUMO: Desenvolver formas de monitoramento integrado de fauna e flora de lagos de inundação do baixo rio Tapajós e baixo rio Trombetas, Oeste do Pará, para entender melhor o funcionamento natural desses lagos, sua biodiversidade e os efeito das alterações antrópicas, gerando informações para necessárias aos planos de gestão e recuperação desses e de outros ecossistemas similares.

ODS 2030/ONU: 3, 6, 13, 14

 

PROJETO 27: Música na interação mãe-bebê: crenças e práticas parentais em comunidades urbanas e do campo.

RESUMO: Averiguar as relações existentes entre saúde e ambiente na região santarena e entorno, avaliando o impacto dessas interações na qualidade de vida da população local e propor ações preventivas às comunidades rurais e urbanas pesquisadas.

ODS 2030/ONU: 3

 

PROJETO 28: Nas teias da Amazônia: sujeitos, identidades, territorialidades, linguagens e diversidades.

RESUMO: Este projeto trata-se de uma parceria acadêmica que aproxima, numa perspectiva interdisciplinar, dois Programas de Pós-Graduações da Região Norte, representados pela Universidade Federal do Pará - UFPA, Universidade Federal Oeste de Pará - UFOPA e uma instituição da região Sul, representado pela Universidade Estadual Oeste do Paraná - UNIOESTE. O desdobramento dessa interação envolve não só o fortalecimento da formação propiciada nos Programas como também das linhas de pesquisa nas quais os professores estão envolvidos, assim como, a implementação e consolidação da área interdisciplinar na Região Norte. Nessa direção vale ressaltar que a troca de experiências entre os grupos acontecerá por meio da oferta de disciplinas, realização de eventos, missões de estudo, reuniões de trabalho, orientações compartilhadas, pesquisas e publicações conjuntas e realização de estágios pós-doutoral. Desta forma, os pesquisadores dos programas que compõem a equipe do presente projeto visam por um lado, responder à necessidade de uma nova produção teórica e de novas políticas sociais na e sobre a Amazônia e, por outro, a consolidação da PPLSA/UFPA, PPGSAQ/UFOPA, e fortalecimento PPGL/UNIOESTE. Para isso, se propõem a investir em uma rede de pesquisa interdisciplinar na e sobre a região Amazônica, considerando seus sujeitos, suas linguagens e sua biodiversidade (no tocante a heterogeneidade ambiental, sua diversidade cultural e sua diversidade produtiva), colocando-se no cenário local, nacional e internacional no debate com outros centros de estudos dentro e fora da Amazônia.

ODS 2030/ONU: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 10, 11, 12, 13, 14, 15, 16, 17

 

PROJETO 29: Percepções sobre captura, consumo e comércio de fauna

RESUMO: Investigar e identificar o grau de pressão antrópica, e assim propor planos de manejo que possam envolver a comunidade dos municípios, de forma que o recurso faunistico permaneça sendo utilizado, não interferindo nos hábitos culturais de consumo e nos meios de subsistência da população obtidos a partir da utilização deste recurso.

ODS 2030/ONU: 1, 2, 3, 8, 14

 

PROJETO 30: Políticas públicas e prática docente em países da latino-america (Brasil, Cuba e México): Concepções de Aprendizagem e de desenvolvimento nos primeiros anos da Escolarização.

RESUMO: Esta pesquisa se articula com pesquisadores do Brasil (USP, UFOPA), do México (UAM) e de Cuba (UH), de maneira a propiciar uma ampliação da visão do problema e buscando conhecer a realidade de nossos países quanto as políticas públicas e a prática docente.

ODS 2030/ONU: 4, 11, 12

 

PROJETO 31: Síntese Hidrotermal de Peneiras Moleculares de Óxidos de Mn a partir de rejeitos da antiga Barragem do Kalunga (Província Mineral de Carajás, Pará) e sua aplicação na remoção de poluentes orgânicos

RESUMO: Fazer uma síntese de peneiras moleculares com controle das aberturas dos túneis a partir de amostras de Mn da bacia de rejeitos do Kalunga (Província Mineral de Carajás, Pará), após estudos de caracterização e subsequente modificação. Inicialmente, os rejeitos serão convertidos em nanoestruturas lamelares análogas ao mineral birnessita através de processos químicos de co-precipitação.

ODS 2030/ONU: 6, 9, 14

 

PROJETO 32: Tratamento Biológico de Efluentes do Processamento da Mandioca: Incentivo Sustentável as Unidades Produtoras de Farinha

RESUMO: Avaliar a eficiência de tratamento biológico dos efluentes por processos aeróbio e anaeróbio da mandioca, e demonstrar isso como forma de incentivo sustentável à unidade produtora de farinha da Comunidade São Raimundo do Mojú, em Mojuí dos Campos-PA.

ODS 2030/ONU: 1, 2, 12, 13, 14

 

PROJETO 33: Tratamento Biológico de Esgotos Domésticos por Sistemas UASB e RBS na cidade de Santarém-PA

RESUMO: Investigar o tratamento de esgotos sanitários em sistema combinado anaeróbio-aeróbio, como forma de proporcionar parâmetros de projeto e tecnologia de tratamento para a cidade de Santarém-PA, local que carece de infraestrutura de saneamento, e mais notadamente de coleta e tratamento de esgotos.

ODS 2030/ONU: 6, 9, 12, 13, 14

 

 

PROJETOS E PROGRAMAS DE EXTENSÃO

Além dos 33 projetos de pesquisas em que docentes e discentes do PPGSAQ atuam, há também 03 Programas de Extensão, vinculados ao PPGSAQ, a saber:

 

1 - Programa de Extensão Cultura, Identidade e Memória na Amazônia: com a presença de três professores e seis discentes PPGSAQ, duas alunas pibic, duas alunas Pibex e três voluntários da graduação no desenvolvimento das atividades Proext-CIMA, que faz ações de extensão com relação à Hábitos culturais e Saúde coletiva, promovendo atividades mobilizadoras de comunidades de várzea do Baixo Amazonas (Comunidades Quilombolas do Arapucu, de Muratubinha e do Silêncio, no município de Óbidos-PA), no sentido de desenvolver e fomentar a economia das comunidades focos por meio do uso sustentável e legal da fauna presente nas regiões de floresta das comunidades através de métodos viáveis e com vistas para a conservação ambiental. Esse programa extensionista e de tem promovido intervenções nas comunidades para empoderar educação em vários aspectos, como gincanas escolares com o tema “Água que cura é água pura: hábitos culturais e fatores hídricos na promoção da saúde coletiva”, para promover a interação entre hábitos culturais e saúde coletiva junto às comunidades focadas, que preservem sua riqueza hídrica e ajudem na superação do estágio de despreocupação com o tratamento dá água para consumo humano, além da promoção de sensibilização dos moradores e a reformulação de hábitos culturais de manuseio e preservação da água em vista de melhores condições de saúde coletiva. Nessas comunidades, as ações extensionistas incluem formas de práticas culturais que superem o estágio do manejo inadequado do lixo, do tratamento inadequado de dejetos humanos e a despreocupação com o tratamento dá água para consumo humano, em ambiente de várzea. As atividades contam com a participação de professores e alunos vinculados ao PPPGSAQ, e professores e alunos da graduação colaboradores, além de pessoas da sociedade que contribuem valorosamente com o êxito da extensão do PPGSAQ.

 

2 - Projeto de Extensão em Educação Ambiental: vamos Cuidar, com a presença de quatro professores e seis discentes do PPGSAQ, um professor do Instituto de Ciências Sociais, quatro graduandos, sendo dois do programa de iniciação científica e dois extensionistas. As ações desse programa são de cunho extensionista e primam pelas práticas de responsabilidade socioambiental através de ações de Educação Ambiental, bem como, focam em ações do tipo ‘vamos conversar sobre educação ambiental?’. Essas práticas visam promover educação ambiental no ambiente universitário e nas escolas, de forma a despertar o cuidado com o meio ambiente. É realizado na Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) e em escolas públicas; é também objetivo dessas práticas desenvolver ações de educação ambiental por meio da capacitação agroecológica junto ao público de escolas da rede pública do município de Santarém-PA e orientação de modelos de Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos através de um estudo em bairros periféricos de Santarém.

 

3 - Programa de Extensão em Saúde, Ambiente e Qualidade de Vida na Amazônia: focado nos estudos e na prática extensionista de saúde, ambiente e qualidade de vida na perspectiva de um olhar integrado à saúde pública na região amazônica. As ações extensionistas voltadas para estudiosos, pesquisadores, gestores públicos e, em uma instância mais específica, gestores e professores da educação tem por objetivo ajudar os participantes no entendimento da importância de se inserir saúde, ambiente e qualidade de vida na perspectiva de um olhar integrado à saúde pública na região amazônica. As ações focam no empoderamento e no incentivo à educação em saúde em populações em situação de vulnerabilidade, bem como a ampliação de redes de apoio, cursos de capacitação e formação professores para lidar com a questão saúde humana em seus diferentes aspectos. Participam 2 professores do PPGSAQ, mestrandos do PPGSAQ e alunos da graduação da UFOPA.

Mission

This is a Paragraph. Click on "Edit Text" or double click on the text box to start editing the content and make sure to add any relevant details or information that you want to share with your visitors.

Vision

This is a Paragraph. Click on "Edit Text" or double click on the text box to start editing the content and make sure to add any relevant details or information that you want to share with your visitors.

bottom of page